Líder ou Chefe?

Tanto se fala nas diferenças entre ser líder e ser chefe… Já tive oportunidade de trabalhar com ambos e são muito, mas muito diferentes! Mas confesso, já de antemão, que conseguir crescer profissionalmente e como pessoa na mão de ambos. Porém, de formas completamente divergentes! O líder me fez crescer pela empatia! O chefe pela característica antagônica!image

Líder para mim é aquele que inspira a outrem, que acolhe, que incentiva, que te incita a sair da sua zona de conforto. O chefe simplesmente manda!

Líder é aquele que caminha a seu lado, não a sua frente. Tem uma visão de longo alcance enxergando o melhor caminho para qualquer encruzilhada. Ele te dá à mão e te leva junto. O chefe manda!

Líder é um maestro que consegue tirar a melhor nota de cada instrumento da sua orquestra formando uma bela melodia. Liderar é sim uma arte! O chefe manda…

image

Líder é aquele que dá segurança, exemplo e faz acontecer junto com você. O líder tem transparência e honestidade. Parceiro inseparável! Sabe construir resultados. Não faz por você, ensina a fazer. Chefe não exemplifica, manda!

Líder sabe olhar nos olhos, entender o tom de voz e compreende entrelinhas. Sabe ouvir, tem firmeza em suas ações. Sabe dosar razão e emoção. Chefe não te percebe, manda!

Mas é fácil ser líder? Não, definitivamente não. Habilidades técnicas não são as mais importantes e necessárias. A forma de liderar mudou muito durante os últimos anos. O que hoje faz a diferença? É saber administrar a sua inteligência emocional e trabalhar isto em seus liderados. E ser chefe é fácil? … O chefe manda… manda o chefe.

image

Pablo Picasso, grandioso em sua arte e facetas, tem um frase impecável e verdadeira que resume, para mim, o que é ser um líder: “ Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.”

Os líderes pelo mundo, pelos tempos e pelas áreas e segmentos são muitos! Muitos passam longe da esfera corporativa. Reuni abaixo 5 frases de alguns dos séculos XX e XXI que realmente acredito que inspiram não só a mim…

Bill Gates:        “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”

Dalai Lama: “Sem paz de espírito é impossível paz no mundo.”

Madre Teresa de Calcutá: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

Papa Francisco: “Se engana quem acha que a riqueza e o status atraem inveja… as pessoas invejam mesmo é o Sorriso fácil, a Luz própria, a Felicidade simples e sincera e a Paz interior.”

Wall Disney: “Um dia aprendi que sonhos existem para tornarem-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo pra descansar. Simplesmente durmo pra sonhar.”

P.s.:  Dê poder a uma pessoa e vai descobrir na prática a diferença entre um Líder e um Chefe!

Por Pathy Bertão

Vem...leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *